Televendas 0800 701 4770 / 0800 770 4770 / (16) 3505 9696 fixo e celular
SAC 0800 771 1516 / (16) 3505 9696 fixo e celular
Entrega Medicamentos em até 24h / HPC em até 48h
Bê-á-bá da pele saudável

Em seis passos, dentro de uma rotina diária, é possível manter a pele protegida e hidratada

É quase um mandamento: a pele precisa de hidratação. Se não tiver água o suficiente, ela não realiza seu papel de proteção e há perda da barreira cutânea.

A dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e professora titular do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Profa. Dra. Denise Steiner, reforça, inclusive, que, nesse sentido, a pele do rosto precisa de cuidados redobrados devido à alta exposição à poluição, ao Sol, à mudança de temperatura e ao ar-condicionado. “No cuidado diário, deve-se usar hidratante pelo menos uma vez ao dia. O filtro solar associado ao hidratante já agrega valores”, aconselha.

 
O dermatologista e diretor clínico da clínica Dermagynus, Dr. José Roberto Fraga Filho, sugere que o ideal é criar uma rotina de skincare. “Deve-se lavar, hidratar e proteger. A proteção considero o hábito mais importante para evitar uma pele envelhecida”, completa.

Se a rotina é importante, o Guia da Farmácia listou seis cuidados e dicas para uma pele saudável e protegida, do rosto e do corpo, recomendados por um time de dermatologistas. Acompanhe!

 
1. Limpeza, o início de tudo
“Limpar a pele é fundamental para remover impurezas e células mortas. Normaliza a produção de sebo e evita surgimento de cravos e espinhas. Além disso, prepara a pele para receber os ativos cosméticos”, diz a dermatologista na Clínica da Cidade e no Instituto de dermatologia BWS, Dra. Fernanda Cassain.

“A poluição de cidades grandes impregna sem que se tenha a percepção disso. A pele envelhece, desgasta e ganha manchas. Assim, é importante fazer a limpeza com produtos neutros – adequados ao tipo de pele – e enxaguar bem”, detalha a Profa. Dra. Denise.

 
Já a pele oleosa pode ser limpa com formulações que contenham ácido salicílico ou ácido lático. Produtos mais cremosos são mais indicados para pele mais seca.

2. Hidratação, um passo importante
Manter a hidratação evita infecções, eczemas e descamação. “O creme ou o sérum escolhidos dependem do tipo de pele. Utilizamos veículos mais emolientes para peles mais secas. Já as apresentações mais leves, como os séruns ou em gel creme, são indicadas para peles mais oleosas”, pontua a dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Dra. Fabiana Seidl.

“Hidratantes à base de ácido hialurônico são uma ótima opção para o rosto. Para áreas ‘mais grossas’, como as plantas dos pés, vão bem produtos ceratolíticos, que conseguem penetrar na pele e promover a hidratação, como hidratantes com formulação à base de ureia em uma concentração mais alta”, descreve a Dra. Fabiana.

Outra dica é aplicar o hidratante assim que sair do banho, sendo que nos três primeiros minutos pós-banho é possível manter a barreira cutânea íntegra. A Dra. Fernanda lembra, ainda, que algumas pessoas têm um pensamento equivocado de que pele oleosa não precisa de hidratante. Nessas horas, o shopper precisa ser orientado que oleosidade não tem nada a ver com hidratação, tanto no rosto quanto no corpo.

3. Filtro solar: um item indispensável
A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares penetram profundamente na pele. Existem dois tipos de radiação UV: a do tipo A (UVA), que permanece constante ao longo do dia e é responsável pelo aparecimento de manchas, envelhecimento precoce e pelo aparecimento do câncer de pele; e a do tipo B (UVB), que possui pico entre 10h e 16h, deixa a pele “queimada” e é a mais responsável pelo aparecimento do câncer de pele.

“Nós não rejuvenescemos, mas, sim, prevenimos o envelhecimento. Para prevenir, principalmente o fotoenvelhecimento, é importante que nos cuidados diários a pessoa faça o uso de filtro solar, principalmente se ela se expõe muito ao ar livre, está se expondo Sol no período de férias e se tem atividades ao ar livre constantemente”, orienta a Profa. Dra. Denise.

No rosto, o filtro solar deve ser aplicado como última etapa do skincare, recomenda a Dra. Fabiana. “De preferência, o filtro deve ter cor, pois o óxido de ferro, que dá cor ao filtro solar, protege também contra a luz visível”, explica.

“O Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo recomendado é o 30. A indicação é reaplicar o produto a cada duas horas quando exposto ao Sol”, completa a Dra. Fernanda. A recomendação vale tanto para o rosto quanto para o restante do corpo.

4. Esfoliação, sim, mas com cuidado
“A esfoliação depende do tipo de pele e das suas necessidades. Para peles normais e mistas, talvez nem seja necessário”, diz a Dra. Fabiana.

A Profa. Dra. Denise lembra que esfoliar demais a pele do rosto pode ser prejudicial. “Pele irritada desidrata e até mancha com mais facilidade”, adverte.

5. Ingestão de água: promovendo saúde
“Ingerir água é fundamental para regular a temperatura corporal e a quantidade de líquido no corpo. Esse hábito vai promover a saúde da pele, uma vez que mantém a umidade ideal e fornece nutrientes essenciais às células da pele, além de aumentar a sua elasticidade”, pontua a Dra. Fabiana.

6. Cuidados extras
Em relação ao banho, a Dr. Fabiana faz um alerta. “Evite banhos demorados e com água quente porque a temperatura elevada altera a camada protetora da pele, além de piorar quadros de dermatite”, alerta.

“Outra orientação importante é não utilizar buchas e optar por sabonetes suaves”, completa a Dra. Fernanda.
A hora de se expor Sol também tem grande impacto na pele. “É prejudicial a exposição de forma contínua, em horário impróprio, que é do meio-dia às 16h e sem protetor solar”, diz o Dr. Fraga Filho.

Por fim, outro hábito prejudicial é dormir de maquiagem, segundo alerta a Profa. Dra. Denise. “Não retirar os produtos que passaram praticamente o dia todo no rosto, que também acumulou poluição – que possui partículas nocivas como poeira –, levará a uma oxidação na pele, formando radicais livres e prejudicando o funcionamento das células”, justifica.

Fonte: Guia da Farmacia

Foto: Canva

Galeria

Assine nossa newsletter