No dia a dia de um gestor farmacêutico, existem diversos processos e etapas envolvidos e que refletem diretamente no desempenho da loja. Com isso em mente, é fundamental entender sobre a compra e venda de medicamentos, perfumarias, cosméticos e diversos outros produtos vendidos na farmácia.
Neste artigo, iremos trazer algumas dicas para te ajudar a otimizar ainda mais os processos da sua loja e, consequentemente, melhorar a lucratividade do negócio, ganhar tempo e diminuir os custos. Vem com a gente!
O impacto de um bom gestor farmacêutico
Uma boa administração da sua farmácia é fundamental para garantir que a rotina do empreendimento flua de forma eficaz. Com o franco crescimento do varejo farmacêutico, a organização nunca foi tão importante.
Um bom gestor farmacêutico carrega consigo a capacidade de liderança, a frieza para lidar com os desafios e, principalmente, a organização para implementar melhorias ao longo do caminho.
Quando a gestão farmacêutica é feita da forma correta, ela reduz os custos, automatiza funções que podem ser realizadas por máquinas e sistemas, extingue tarefas sem sentido, padroniza processos e otimiza a equipe da farmácia.
Como ser um excelente gestor farmacêutico?
Embora tenha algumas similaridades com a administração de outros segmentos, o gestor farmacêutico carrega consigo algumas características próprias.
É primordial que ele tenha amplo domínio sobre planejamento, gestão de pessoas, administração de projetos, valores e políticas da drogaria, além do conhecimento financeiro.
Para te ajudar a compreender de que forma você pode se tornar um gestor farmacêutico de excelência, separamos 5 dicas. Confira abaixo:
1. Realize um acompanhamento do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é extremamente importante e nunca deve ser deixado de lado. Por isso, todos os produtos que entram e saem da drogaria devem ser registrados. Dessa forma, você evita problemas no fechamento.
Para te auxiliar, é possível utilizar sistemas automatizados. Assim, no final do mês fica muito mais simples acompanhar o lucro da farmácia em um determinado período e fazer um planejamento assertivo para os meses seguintes.
2. Faça uma boa gestão de estoque
Além de evitar a falta de produtos, gerir o estoque da forma correta também aumenta o fluxo de vendas da sua loja e evita desperdícios de produtos. A gestão de estoque possibilita a compra antecipada de algum medicamento.
3. Utilize ferramentas de gestão
Vivemos um momento em que praticamente todos os empreendimentos utilizam da tecnologia ao seu favor e nas redes associadas à Farmarcas, isso não é diferente.
Temos inúmeras ferramentas desenvolvidas estrategicamente para auxiliar nossos associados, facilitando não apenas a gestão da farmácia, mas também o seu contato com o nosso suporte.
Tecnologia e gestão eficiente caminham lado a lado e essa combinação é a chave para realizar os processos da sua loja de forma ainda mais assertiva!
4. Invista na sua equipe
Quando você investe na sua equipe, torna o atendimento ainda mais prestativo, atencioso e eficaz. Esses treinamentos são uma maneira de oferecer uma experiência personalizada para o consumidor.
Essa qualificação pode ser feita de maneira periódica, com especialistas no assunto ou em pequenas reuniões diárias feitas pelo gerente da loja.
5. Atraia cada vez mais clientes para a sua loja
Por fim, mas não menos importante, uma última pergunta deve ser feita: como as vendas são conquistadas na sua farmácia? Pois é, entender a forma como as pessoas chegam na sua farmácia é uma etapa que alguns gestores deixam de lado.
Quando você compreende isso, consegue criar campanhas de marketing e estratégias para atrair os consumidores até a sua farmácia, tornando-a conhecida na região.
Para isso, é possível investir em mídias tradicionais, como folhetos, propagandas, carros de som e rádios locais ou nos formatos mais recentes, como influenciadores, anúncios em blogs ou nas redes sociais.
Fonte: https://www.farmarcas.com.br | Foto: Canva